GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO
Rafael Luiz Silva
Opto neste momento por fazer um resumo de todos os tópicos abordados durante o curso, enfatizando a importância da tecnologia em qualquer ramo de atividade.
Hoje em dia a sociedade não consegue viver sem tecnologia da informação. Desde as nossas compras com cartões de crédito, até os mais modernos processos industriais estão sujeitos e cada vez mais subordinados aos computadores.
Focando na realidade do nosso curso, a Tecnologia serve como base de apoio a todos os nossos processos e atividades. A própria definição para o termo Sistemas de Informação, vem de encontro com a definição de qualquer processo industrial ou de serviço, ou seja, através da entrada de dados (Informações, Matérias-primas, pessoas etc.), teremos um processamento (Produção, processamento de dados, etc) com o intuito final de uma saída (Informação, produto acabado, satisfação do cliente etc). Portanto, é inegável que a tecnologia anda paralelamente às atividades cotidiana.
Outro aspecto importante de ser abordado, é que a Tecnologia da informação serve para nos ajudar em tomadas de decisões, seja ela estratégica ou não. Poderemos definir nossos processos identificando suas falhas e prováveis ações através de uma ferramenta denominada Modelagem de Negócios.Esta ferramenta é uma grande maneira de absorver nossos conhecimentos tácitos em explícitos, facilitando nossa capacidade de adquirir estes conhecimentos.
Poderemos também, através de sistemas baseados no conhecimento, redesenhar determinados processos, impondo condições e ações, minimizando a probabilidade de encontrarmos erros e solucionando problemas específicos através da composição de regras fatos e uma máquina de interferência.
Para exemplificar melhor esta inter-relação citada, estarei colocando alguns sistemas de organização da informação, utilizados em minha rotina profissional, que me auxiliam nas tomadas diárias de decisão e tornam o negócio em que atuo mais confiável:
ERP:
A empresa que atuo, possui o R/3 da empresa SAP. Através deste sistema, controlamos todo nosso estoque de Matéria-Prima, todo o inventário e as ordens de Produção. É uma maneira confiável de gerenciarmos as Matérias-Primas em trânsito, as importações e toda a movimentação de insumos para a produção industrial.Este sistema, abrange tanto o nível operacional, que cria as ordens de produção, implantam o pedido e emitem Notas Fiscais, quanto o nível gerencial médio a alto, pois emite relatórios confiáveis sobre as operações.
Além da área de produção em si, o R/3 também gerencia nosso sistema de Manutenção preventiva, definindo a rotina que deverá ser realizada pela área técnica través de históricos de programações.
Para finalizar, toda a área financeira e fiscal, também é gerida pelo sistema, que nos garante operações totalmente dentro das legislações e garante um pagamento agendado aos colaboradores e fornecedores.
É claro que este sistema não é infalível contra erros. Uma estratégia errada da empresa, de optar por não traduzi-lo do inglês ao português, fez com que muitas pessoas não tivessem confiança em utilizá-lo e cometessem muitos erros de percurso.As pendências geradas desde sua instalação ainda repercutem na organização.Porém é evidente que sua utilização correta e com treinamento devido, agrega muito valor a empresa.
SOFTWARE DE OTIMIZAÇÃO:
Este sistema denominado SOFER, é responsável pela otimização das fórmulas que serão produzidas durante o dia. Na prática, o colaborador responsável define a quantidade e o preço da Matéria-Prima. O SOFER calcula a melhor fórmula possível, utilizando as Matérias-primas disponíveis e respeitando a compatibilidade química das mesmas chegando ao valor mais barato possível. Este é um sistema inteligente que ajuda na tomada de decisão.Se ele não existisse, os colaboradores deveriam utilizar a mão para realizar os cálculos(a 10 anos atrás era assim que funcionava) com uma grande probabilidade de erro.
SISTEMA DE PESAGEM DE CAMINHÕES:
É um software integrado com o R/3, onde os caminhões são pesados na entrada e saída da fábrica, fazendo com que seja impossível o roubo de carga, já que o peso de balança tem que ser o mesmo que a baixa de estoque realizada pelo SAP.
Este é um sistema que ajuda a empresa em termos de confiabilidade e controle de seus produtos.
REDE INTEGRADA:
Através de uma rede integrada de dados, é possível uma organização com sede no Rio Grande do Sul e filiais em 17 cidades diferentes, compactuar de dados estratégicos e fundamentais para o desenvolvimento do negócio. Por exemplo, podemos definir uma venda no Estado do Mato Grosso, sabendo qual estado irá abastecer o cliente, levando em conta o valor do frete, custo e a disponibilidade do insumo, em apenas 5 minutos, consultando um sistema integrado denominado INFOGER.
Este sistema é uma rede, onde todos os supervisores de venda e gestores das fábricas possuem acesso, e podem encontrar dados importantes e confidencias para o fechamento de uma venda, ou a compra de um Navio de Matéria-prima, por exemplo.
CONCLUSÃO:
Através dos seminários expostos em sala de aula e pelo conteúdo do curso, pode-se concluir que os sistemas de informação são de grande valia para as organizações. Eles interferem na tomada de decisão, ajudam no gerenciamento dos processos e da rotina e podem impactar em grandes reduções de custos.
O principal desafio da Tecnologia da informação é lidar com a segurança das informações, contribuindo para a confiabilidade dos negócios, mesmo em um ambiente cada vez mais exposto graças à internet e a conseqüente diminuição das fronteiras do conhecimento.
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário